6 motivos para investir em outsourcing de TI | Mundo + Tech

//6 motivos para investir em outsourcing de TI | Mundo + Tech

A terceirização de TI é também conhecida como outsourcing de TI. Ela consiste na contratação de fornecedores externos para executar várias funções de TI. Entre elas, destacam-se atividades como atendimento aos usuários, gestão de servidores, segurança da informação, operações de data center, manutenção e desenvolvimento de aplicativos, recuperação de desastres e gerenciamento e operações de rede.
Ou seja, o outsourcing de TI tem por finalidade transferir as tarefas e promover melhorias em tecnologia para a empresa contratante. Esse modelo de trabalho inclui contratar profissionais capacitados e garantir a resolução de problemas full time. Os fornecedores podem ter perfis variados. Ou seja, profissionais de TI individuais, empresas de consultoria, de alocação de profissionais ou provedores de serviço completo.

Modelos de outsourcing de TI
Existem três tipos de outsourcing de TI: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing.

Offshore Outsourcing
Com o Offshore Outsourcing, a manutenção de infra, o desenvolvimento de softwares e suporte são migrados para outros países. Muitas vezes para lugares em ascensão tecnológica, como Índia, China e Rússia. Isso acontece devido ao baixo custo de profissionais capacitados, tornando-se bem atraente em tempos de instabilidade econômica.

Um ponto de atenção nessa prática é o choque cultural e possíveis falhas de comunicação por conta do idioma, Por isso a Índia é um dos países mais procurados, pois boa parte da população já fala Inglês diariamente.

Onshore Outsourcing
Já com o Onshore, a terceirização é feita dentro do mesmo país, estado ou cidade. Isso minimiza os impactos culturais e de idioma, sendo assim, uma das modalidades de outsourcing de TI mais utilizadas.

Nearshore Outsourcing
O Nearshore é uma modalidade de outsourcing de TI que busca terceirizar equipes de países vizinhos que tenham cultura e linguagem parecidas. Isso, além de parceiros que estejam no mesmo fuso horário. Afinal, isso facilita bastante o atendimento.

Por Juliana Gaidargi