Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a adoção de tecnologias que otimizam os processos e aprimoram a tomada de decisões tornou-se indispensável para a sobrevivência e o sucesso das empresas. Um exemplo prático nesse cenário é a implementação de computadores e notebooks, que hoje representa uma iniciativa fundamental para negócios que desejam potencializar a força de trabalho e alcançar níveis mais altos de eficiência operacional.
No entanto, em teoria, essa modernização tecnológica pode parecer um desafio intimidante, uma vez que muitas vezes está associada a altos investimentos iniciais. Mas, a chave para contornar esse obstáculo está no conhecimento dos modelos de negócios disponíveis no mercado.
Com o entendimento adequado das opções de compra e locação, é possível tomar decisões estratégicas que equilibram a necessidade de inovação com a gestão responsável dos recursos financeiros. Continue acompanhando a leitura para conhecer ambas as opções.
Compra ou aluguel de computadores: conhecendo os modelos de negócios
Ao iniciar um processo de atualização, construção ou modernização de seu parque tecnológico, as empresas se deparam com duas alternativas: comprar ou alugar. Mas qual delas é a melhor?
Bem, a compra de computadores envolve o desembolso de uma quantia considerável de dinheiro de uma só vez. No entanto, os equipamentos adquiridos se tornam propriedade do negócio, o que significa que a sua organização tem a liberdade de vendê-los posteriormente ou mantê-los em uso por longos períodos.
Por outro lado, a locação de desktops e notebooks é uma alternativa que, além de permitir que a sua empresa tenha à disposição equipamentos de última geração sem comprometer o seu orçamento, também representa uma economia. Isso porque, os custos mensais de um contrato de aluguel são significativamente inferiores aos valores de compra das máquinas novas. Além disso, como o fornecedor assume a responsabilidade pela manutenção, também é possível poupar tempo e recursos internos, liberando a equipe de TI para focar em atividades mais estratégicas.
Compra ou aluguel de computadores: quais as vantagens de cada alternativa para atualizar seu parque tecnológico?
Com base no que dissemos até aqui, você já pôde ter uma ideia de qual opção se torna mais vantajosa, mas vamos nos aprofundar em um comparativo prático para que os benefícios de cada modelo de negócio fiquem mais claro. Vamos lá:
COMPRA DE COMPUTADORES
Propriedade total
Como já dito, ao comprar computadores, a empresa se torna proprietária dos equipamentos, permitindo a flexibilidade de uso e a personalização desejada.
Ausência de pagamentos recorrentes
A compra exige um investimento inicial, mas, em seguida, a empresa não tem despesas mensais relacionadas ao aluguel.
Valor residual
Mesmo que os PCs percam valor ao longo do tempo devido ao avanço da tecnologia, ainda é possível revendê-los ou utilizá-los para outras finalidades, o que permite recuperar parte do investimento inicial.
Sem restrições de uso
Ao possuir um computador, a empresa não está sujeita a limitações impostas por contratos de locação, como restrições de uso, termos de serviço ou políticas de restrição de software.
LOCAÇÃO DE COMPUTADORES
Custos mensais reduzidos
Na locação, os equipamentos não ficam sob posse da sua empresa, mas essa alternativa envolve pagamentos mensais previsíveis e mais baixos do que se houvesse a aquisição de novos dispositivos.
Atualização fácil
Contratos de locação permitem a inclusão ou exclusão de equipamentos do contrato sem afetar bruscamente o orçamento.
Tecnologia de ponta sempre em uso
Os contratos de aluguel permitem a substituição de equipamentos por modelos mais recentes, garantindo que as equipes estejam equipadas com tecnologia de ponta.
Facilidade para munir equipes
Empresas de locação costumam ter uma capilaridade mais abrangente, o que significa que, mesmo quando há equipes em home office, esses parceiros podem entregar os computadores configurados onde quer que os colaboradores estejam.
Controle total
Mesmo que os dispositivos não sejam da empresa, é possível personalizá-los de acordo com necessidades específicas, incluindo apps, programas e outros sistemas necessários.
Segurança
Em complemento ao controle, os equipamentos ofertados no aluguel contam com camadas de segurança cibernética para proteger todos os dados trafegados nos dispositivos – tudo isso em conformidade com os padrões de compliance.
Gestão centralizada
Diferente do leasing ou compra, o outsourcing também não exige uma gestão de diferentes fornecedores para comprar, contratar manutenção ou realizar pagamentos. No aluguel, um único fornecedor cuida de todo processo, da implantação à manutenção, com SLA de atendimento garantido e todos os custos de frete/logística reversa inseridos no contrato.
De modo geral, a escolha entre comprar ou alugar depende da situação e dos objetivos específicos de cada negócio. No entanto, se o desejo é modernizar um parque completo sem ter que desembolsar grandes quantias, a locação passa a ser a opção mais indicada.
Caso falte mão-de-obra qualificada para gerir e monitorar todos os equipamentos, essa alternativa também se mostra mais efetiva, já que o parceiro de aluguel pode oferecer esses recursos no contrato, prevendo a integridade, vulnerabilidade e performance dos dispositivos de forma proativa e preventiva.