A Claro anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento da internet 5G da operadora em 17 bairros de Belo Horizonte. A tecnologia, que promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos e conexões mais estáveis, será ativada na próxima sexta-feira (29) na capital mineira, segundo a Anatel.

Os locais que terão 5G da Claro são: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia.

“Essas áreas são definidas por critérios técnicos, onde a gente já tem mais smartphones preparados para o 5G. Todo mundo que tem aparelho 5G na mão, automaticamente, quando a gente iluminar essa nova rede, essa rede com a nova frequência adquirida no leilão, vai passar a ter essas velocidades muito mais altas automaticamente, sem precisar mudar nada”, afirmou o CMO da Claro, Márcio Carvalho, em coletiva de imprensa.

Segundo o CEO da Claro, Paulo César Teixeira, o 5G será ativado nos aparelhos da operadora compatíveis com a tecnologia, nas áreas com cobertura, assim que a Anatel autorizar.

Ele disse que o plano de expansão continua em andamento e que a expectativa é que outras cidades mineiras recebam o 5G, sem citar prazos.

“O nosso foco é o 5G (…) À medida que a demanda aumenta, temos que atender essa demanda”, afirmou.

Tim

A TIM anunciou que vai ativar o 5G nesta sexta-feira (29) em 56 bairros de Belo Horizonte e chegará a 70 bairros nas próximas semanas.

“As demais cidades de Minas Gerais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, porém a TIM irá trabalhar para antecipar os prazos”.

Segundo a Tim, os smartphones compatíveis com a rede 5G “exibirão em seu visor em qual rede estarão conectados. Esses aparelhos poderão se conectar à rede 4G onde o sinal 5G não estiver disponível. Os aparelhos com outras tecnologias continuarão funcionando normalmente, se conectando às redes às quais são compatíveis”.

Além de Belo Horizonte, o 5G será ativado em João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) na próxima sexta-feira. Brasília foi a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. A previsão é que todas as capitais tenham o sinal ativado até o fim de setembro.

Vivo

A Vivo disse que “está pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências”.

A operadora não informou quantos bairros vão ter a tecnologia a partir desta sexta-feira em Belo Horizonte.

Por G1

Por | 2022-07-27T16:38:32-03:00 27 de julho de 2022|Categorias: Blog|Tags: , , |