Você já se perguntou se vale a pena comprar ou alugar equipamentos de informática da empresa? Vamos trazer através desse artigo, a resposta para esse dúvida.
Comprar ou alugar: eis a questão! Ao começar um novo negócio (ou então expandir o atual), é sempre importante prever a questão dos equipamentos. Afinal, para funcionar, uma empresa precisa de computadores, acessórios para as máquinas, roteadores e muitos outros aparelhos que asseguram o bom andamento da rotina e o cumprimento das atividades.
No entanto, adquirir todos eles de uma vez pode ficar muito pesado, sobretudo no início da empresa. Além disso, você compromete todo o seu capital com as máquinas. Caso opte por alugar, porém, é possível destinar o dinheiro que seria usado na infraestrutura para outros investimentos que podem garantir mais frutos para a companhia no momento.
Bateu aquela curiosidade para conhecer mais a fundo essa e outras vantagens? Venha conosco e aproveite as dicas!
5 – Equipamentos sempre atuais
O fato de alugar é bastante positivo, sobretudo, por garantir que as máquinas utilizadas sejam sempre atuais. Isso porque as empresas de locação costumam oferecer o que há de mais novo no mercado. Aliás, não esqueça de verificar essa característica antes de contratar o serviço.
Outra vantagem de ter máquinas sempre novas é a produtividade das equipes. Se computadores, notebooks e outros equipamentos estão sempre atualizados e com a manutenção em dia, correm menos risco de travar. Sendo assim, o trabalho não é interrompido por esse tipo de problema.
4 – Suporte sempre disponível
Quando você contrata a locação dos equipamentos, geralmente há um serviço de manutenção e apoio embutido. Ou seja, sempre que houver um problema, equipes serão destinadas imediatamente ao local para resolvê-lo da melhor forma possível. Além disso, geralmente há centrais para tirar dúvidas e resolver questões mais corriqueiras.
3 – Benefício fiscal
Você tem benefícios fiscais ao alugar equipamentos para a sua empresa, já que o valor do aluguel é considerado uma despesa operacional, chamada popularmente de OPEX.
Caso você compre, essa quantia será enquadrada como investimento, representado pela sigla CAPEX. O que isso muda? Na prática, as despesas OPEX permitem total abatimento no Imposto de Renda, um benefício e tanto para as empresas.
2 – Economia na certa
Os planos costumam incluir troca de equipamentos com problemas e manutenção. Tais serviços resultam em economia no dia a dia. Pense bem o prejuízo que daria caso algum computador queimasse repentinamente, por exemplo.
Além disso, você não terá altos gastos periodicamente com a troca de computadores e outros aparelhos eletrônicos. Ou seja, economia garantida ao longo dos anos!
1 – Libere o capital apostando na locação de equipamentos
Como comentamos, o fato de não ter de comprar, sobretudo no início da história da companhia, libera um importante capital para o investimento em outras questões que podem ser mais relevantes para a empresa naquele momento.
Isso porque o valor da locação, geralmente cobrado por mês, costuma ser bastante inferior à compra de itens novos. Assim, você garante inteligência financeira para a sua empresa.