A melhor maneira de limpar o Windows 10: um guia passo a passo

//A melhor maneira de limpar o Windows 10: um guia passo a passo

Com o tempo, todas as instalações do Windows acumulam lixo que ocupa espaço e desperdiça recursos. Todos nos esquecemos de realizar manutenção regular, com frequência o problema vem de arquivos e programas antigos.

Se você não limpar o computador, em breve, você encontrará avisos de pouco espaço em disco e perceberá que está diminuindo. Orientaremos você sobre como limpar o Windows 10 usando uma variedade de ferramentas para diferentes situações.

veja também

Etapa 1: Apagar Lixo Temporário

O sistema operacional inclui um par de ferramentas semelhantes para limpar arquivos temporários antigos do seu disco, o que significa que você não precisa de um aplicativo limpador do Windows dedicado. Eles são uma ótima primeira parada na sua jornada de limpeza do Windows 10.

Limpeza de disco

Se você não se importa com uma interface antiga, a ferramenta clássica Limpeza de disco realiza o trabalho de limpeza. Acesse-o digitando Limpeza de disco no menu Iniciar e selecionando o disco que deseja limpar.

Após um momento, você verá uma lista de arquivos desnecessários que o Windows pode limpar. Supondo que você seja um administrador, clique no botão Limpar arquivos do sistema para verificar novamente outros tipos de dados.

Sinta-se à vontade para excluir praticamente todas as categorias de dados disponíveis aqui, com algumas exceções. Cuidado com os downloads , que excluirão tudo da pasta. Você também pode evitar limpar a Lixeira até ter certeza de que não precisa restaurar nada dela.

Se você atualizou recentemente para uma nova versão principal do Windows 10, verá uma entrada Instalações anteriores do Windows . Excluir isso removerá os arquivos antigos que o Windows mantém por 10 dias, permitindo que você volte facilmente para uma versão anterior. Você também deve evitar remover a opção de arquivos de instalação do Windows ESD , pois isso é usado para redefinir o seu PC através de Configurações.

Sentido de armazenamento

O Windows 10 inclui grande parte dessa mesma funcionalidade em Configurações> Sistema> Armazenamento . Você pode usar o Storage Sense, encontrado na parte superior, para limpar automaticamente os arquivos quando o espaço em disco estiver baixo ou de vez em quando.

Na lista do que está usando espaço no seu PC, clique em Arquivos temporários e você pode excluir os mesmos tipos de dados que na Limpeza de disco.

Etapa 2: Eliminar arquivos grandes

Você removeu arquivos desnecessários; o próximo passo para limpar o Windows 10 é encontrar dados antigos ocupando muito espaço no seu computador. Para ajudar com isso, baixe o TreeSize Free , que verificará seu armazenamento e mostrará onde estão os maiores arquivos.

Depois de instalado, procure o TreeSize no menu Iniciar e inicie-o usando o link (Administrador) para poder digitalizar em qualquer lugar. Para começar, escolha Selecionar diretório no canto superior esquerdo e selecione seu disco de armazenamento principal.

Após alguns instantes, você verá uma análise visual do armazenamento do seu PC com os maiores arquivos na parte superior. Clique na seta suspensa em qualquer pasta para descer um nível.

As pastas maiores provavelmente serão Usuários , Windows e Arquivos de Programas (ou Arquivos de Programas (x86) ). Não há muito o que você possa fazer no diretório do Windows sem causar problemas, então vamos ver os outros.

Desinstalar grandes programas

Em Arquivos de Programa (e / ou Arquivos de Programa (x86) no Windows de 64 bits), você encontrará arquivos para a maioria dos aplicativos que você instalou. Se você não usa mais alguns desses itens, vá para Configurações> Aplicativos> Aplicativos e recursos para desinstalá-los.

Eliminar itens grandes da sua pasta de usuário

A maioria dos arquivos que consomem espaço provavelmente estará na pasta da sua conta em Usuários . Ele contém seus documentos, fotos, vídeos e similares.

Você provavelmente verá muito espaço ocupado na pasta AppData , que é onde muitos aplicativos armazenam informações e preferências. Por exemplo, os caches do Chrome e do Spotify podem ocupar vários gigabytes aqui.

Dê uma olhada nesses arquivos e veja se há algo de baixo para pendurar. Você pode excluir arquivos que não são mais usados ​​ou mover alguns dados para um disco rígido externo. Se você tiver muitos arquivos no Dropbox ou em outro armazenamento na nuvem, use os painéis de preferências para dessincronizar arquivos desnecessários. Você sempre pode acessá-los através da interface da web.

Você pode ver outros arquivos grandes no TreeSize, como o WinSxS . Mas nem todos são seguros de remover – saiba quais pastas do Windows não devem ser tocadas .

Etapa 3: Limpe o Windows 10 Bloatware

A maioria dos computadores comprados em lojas é carregada com bloatware inútil do fabricante, que desperdiça espaço e duplica a funcionalidade já existente no Windows. Além disso, o próprio Windows 10 inclui alguns aplicativos indesejados que você provavelmente nunca usa.

Se você não teve tempo para remover o bloatware do seu sistema, você deve. É uma parte importante da limpeza do Windows 10. Consulte o nosso guia para remover bloatware do Windows 10 para obter instruções.

Etapa 4: arrume sua área de trabalho

Mesmo depois de limpar o computador, uma área de trabalho bagunçada ainda pode confundi-lo e dificultar o trabalho eficiente. A maioria das pessoas usa a área de trabalho como um espaço de armazenamento temporário, levando a todos os tipos de arquivos espalhados por ela.

Você deve tentar redefinir sua área de trabalho para torná-la mais limpa. Comece movendo todos os arquivos da área de trabalho para outro local. Em seguida, você pode criar atalhos para os arquivos que você precisa o tempo todo na área de trabalho.

Se você possui tantos arquivos que não acha que isso funcionará, vale a pena dar uma olhada no aplicativo Fences . Inclui ferramentas poderosas que permitem combinar automaticamente ícones semelhantes da área de trabalho, ocultar ou mostrar todos os ícones com apenas alguns cliques e muito mais.

Depois de limpar o Windows 10 e a área de trabalho, você sentirá como se tivesse uma máquina totalmente nova. Temos um guia mais profundo sobre a limpeza da área de trabalho do Windows, se você estiver interessado.

Se necessário: atualize o Windows 10

Talvez você sinta que o seu PC está tão bagunçado que não deseja gastar o esforço para limpar o Windows 10. Nesse caso, você pode usar uma opção embutida para reinstalar uma nova cópia do Windows .

Talvez você conheça a opção Redefinir este PC disponível nas configurações de recuperação . No entanto, usar isso restaurará seu PC para como ele estava pronto para uso, incluindo o bloatware pré-instalado do fabricante. Para evitar isso, você pode usar outra opção.

Vá para Configurações> Atualização e segurança> Recuperação e clique em Saiba como começar de novo… na parte inferior da página. Isso iniciará o aplicativo Windows Security e fornecerá a opção Fresh start . Usar isso reinstala o Windows 10 e atualiza para a versão mais recente, além de remover todos os aplicativos instalados. Apenas seus arquivos pessoais e “algumas configurações do Windows” são mantidos.

Mesmo que o Windows prometa mantê-los seguros, faça backup dos arquivos antes de fazer isso, caso algo dê errado. Você também deve anotar todas as chaves de licença necessárias para reativar o software após a atualização.

Ter que reinstalar todos os seus programas manualmente levará algum tempo. Mas se o seu computador estiver uma bagunça, ainda vale a pena obter um sistema limpo.

Evite aplicativos de limpeza falsos

Enquanto discutimos a limpeza do Windows 10, é importante mencionar que você deve ter cuidado com o software baixado. Embora as ferramentas acima sejam formas legítimas de limpar o seu PC, você encontrará centenas de “limpadores de PC” fraudulentos on-line que são totalmente inúteis (como o do vídeo acima).

Essas ferramentas fornecem uma “verificação gratuita” que encontra milhares de “problemas”, que absurdamente contam todos os cookies no seu computador como um “risco de privacidade”. Eles exigem que você pague uma boa quantia em dinheiro para realmente limpar qualquer coisa.

Não se preocupe com esse absurdo. As ferramentas acima devem ser suficientes para limpar arquivos desnecessários. Falando nisso, você deve ter notado que não mencionamos o CCleaner neste guia. Como se vê, recomendamos que você fique longe do CCleaner agora.

Agora o Windows 10 está mais limpo do que nunca

Mostramos como limpar o Windows 10 de várias maneiras. Esses métodos devem ser suficientes para limpar uma boa parte do espaço no seu computador e torná-lo mais novo. Acompanhe-as de vez em quando e não precisará mais se preocupar com os avisos de espaço em disco.

Precisa liberar ainda mais? Confira arquivos e pastas do Windows que você pode remover com segurança . E enquanto você estiver limpando o interior do seu computador, pense também em sua aparência externa. Veja como você pode limpar a tela do seu computador com segurança e facilidade.

Via Makeuseof