Um computador com Windows pode ficar lento para realizar tarefas quando está sobrecarregado. Em muitos casos, isso ocorre quando um programa rodando em segundo plano está consumindo muito a memória RAM. No entanto, o Windows 10 oferece recursos para que o usuário identifique e resolva problemas com esses aplicativos que travam todo o sistema.
É possível acessar as configurações do sistema operacional para alterar permissões e evitar que um determinado software desempenhe atividades em segundo plano. Além disso, o Gerenciador de Tarefas pode ser usado para identificar apps e processos que consomem demasiadamente a RAM e o processamento da máquina. Confira as dicas a seguir para saber como acabar com a lentidão provocada por programas que consomem o desempenho de seu PC.
Softwares que funcionam em segundo plano
Passo 1. Clique sobre o botão do Windows no canto inferior esquerdo da tela
Passo 2. Clique sobre o ícone de engrenagem na lateral esquerda da tela, como mostra a imagem abaixo;
Passo 3. Neste momento, acesse a opção “Privacidade”;
Passo 4. Na lateral esquerda da tela, clique sobre a opção “Aplicativos em segundo plano”;
Passo 5. Por padrão, o Windows permite que todos os softwares instalados funcionem em segundo plano. Porém, algumas aplicações podem ser desligadas, desde que não tenham importância para o funcionamento do sistema.
Processos no Gerenciador de Tarefas
Passo 1. Para abrir o Gerenciador de Tarefas da forma mais simples, clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas do Windows. O local está indicado na imagem abaixo. Em seguida, clique sobre o nome da ferramenta no menu que surgir na tela;
Passo 2. Se o gerenciador for apresentado em modo reduzido, clique na opção “Mais Detalhes”;
Passo 3. Abra a aba “Processos” e veja quais aplicativos e processos estão ativos em segundo plano;
Passo 4. Clique com o botão direito sobre um dos processos ativos e escolha a opção “Finalizar tarefa”.
Use as dicas sempre que estiver com problemas de lentidão em seu computador. Se o problema persistir, procure um técnico para receber um diagnóstico completo sobre um eventual problema em seu PC.
Texto originalmente publicado pelo TechTudo.