O conceito TI verde é uma expressão que tem sido utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante o consumo eficiente de energia, a análise sobre o tema pode ser ampliada.

É importante avaliar ainda outros aspectos como o impacto da cadeia produtiva, o uso e reuso de recursos naturais, a reciclagem de equipamentos, a destinação final de resíduos, bem como a utilização de arquiteturas e processos que permitam uma maior vida útil para as infra-estruturas de tecnologia.

Ao desdobrar o tema TI verde, usuários e empresas se tornam conscientes de que suas escolhas, e a forma como encaram a adoção de equipamentos e tecnologias, trazem impactos ao meio ambiente. E ainda percebem que esta consciência permite a eles assumir um caráter ativo, responsável, que possibilite um melhor uso dos recursos naturais e um menor impacto para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garanta o atendimento de suas demandas técnicas e operacionais.

Engloba, portanto, muito mais que a simples economia de energia – muito embora esta economia também seja de grande importância – somando-se a ela a gestão de recursos e o impacto nas cadeias produtivas, bem como o ciclo que vai da extração de matéria-prima para a produção de um equipamento até a destinação ambientalmente adequada destes materiais, ao final de sua vida útil, considerando também a responsabilidade do usuário no momento da escolha, aquisição e descarte adequado de produtos.

Economia de energia: tem grande importância no balanço de ações sustentáveis. Menor consumo de eletricidade significa um menor impacto ambiental. Em computadores e servidores, os ganhos energéticos derivam, em sua maioria, da criação de componentes mais eficientes, como processadores e fontes conversoras que consomem menos energia em sua operação.

Mas é importante ressaltar que estas vantagens são homogêneas entre muitos fornecedores de tecnologia, por estes utilizarem componentes que são padrão de mercado.

Sustentabilidade

A tecnologia está nos dois lados da realidade sustentável do planeta. Apesar de também ser responsável por parte da poluição que contribui para o aquecimento global, ela também pode ser uma ferramenta eficaz para tornar os processos industriais menos agressivos ao ambiente.

Baseado nesse panorama, a GENESIS COMPUTADORES constantemente compartilhará notícias e temáticas que envolvam tecnologia verde e sustentabilidade.

Conheça um pouco melhor de como surgiu este conceito de Green IT

A TI Verde – Tecnologia da Informação Verde, surgiu em 2005. É um termo mais recente que o conceito de sustentabilidade, usado pela primeira vez em 1972 e difundido pela ONU em 1985. Com a evolução da Tecnologia da Informação acontecendo de forma muito rápida, os equipamentos tornam-se obsoletos em pouco tempo de uso, com isso, questiona-se: o que acontece com esses equipamentos? onde serão descartados?

Muitos computadores vão para o lixo comum, no qual podem despejar várias substâncias tóxicas e com isso agredir o meio ambiente, prejudicando tanto a saúde humana quanto a vida de outros seres. Outra forma comum de descarte é a incineração, onde a fumaça produzida prejudica a atmosfera com substâncias inadequadas para a natureza.

Por esses e outros motivos surgiu o conceito TI Verde, que é um conjunto de políticas e práticas capazes de garantir que a atividade de uma empresa atinja o menor impacto ambiental possível, viabilizando menores gastos de energia, economia dos recursos e matéria prima especializada através da utilização de normas e padrões “verdes”.

Mesmo que a TI Verde não esteja sendo praticada por todos, a importância do conceito cresce na sociedade, pois a sustentabilidade é uma preocupação constante. Todas as empresas pensam em um modo de se tornarem sustentáveis, já que a preocupação ambiental é assunto recorrente.

A TI Verde ainda divide opiniões. As práticas não são fáceis de serem implementadas, mas devem fazer parte de uma nova cultura na área de TI, com isso, ganham os profissionais de TI, as organizações e o ambiente como um todo.

Por | 2020-12-07T10:49:33-03:00 1 de novembro de 2019|Categorias: TI Verde|Tags: , , , |