O mercado de tecnologia está cada vez mais avançado, desenvolvendo atualizações e lançando produtos com novas funcionalidades a todo momento. E o melhor: tudo isso para deixar a nossa vida mais prática e ainda mais conectada. O que? Vai dizer que você não adora usar o Whatsapp no computador ou ver suas séries preferidas em qualquer lugar? É disso que a gente tá falando!
Os notebooks são os nossos aliados de guerra. A gente trabalha, escreve, estuda, apresenta, calcula, leva, traz, coloca na mochila, na bolsa, carrega, descarrega, digita, fala com os amigos, acessa a internet, conecta pen drive, cabos, mouse e faz mais um turbilhão de coisas que seria impossível listar aqui. É normal que, em algum momento, o nosso fiel companheiro “se canse”.
Mas calma, isso leva um tempo para acontecer. Um notebook dura em média de 2 a 3 anos, ou seja, depois desse período talvez seu computador pessoal não esteja mais tão potente e com aquele desempenho impecável de quando estava novo. Na maior parte das vezes, os notebooks não param de funcionar “do nada”, eles vão dando certos “sinais” como superaquecimento, lentidão, falha na inicialização, entre outros.
Para ajudar você nós criamos uma lista dos problemas mais comuns em laptops. Então fique ligado: se algum desses problemas está acontecendo, meu amigo, talvez esteja na hora de trocar de notebook.
1. Ruídos
Se o seu notebook está fazendo um barulho alto, que ele nunca fez antes, tem grandes chances de ser problemas no disco rígido. Isso acontece basicamente pelo desgaste do HD e dizemos mais: quanto mais você continuar usando, mais irá danificar.
E AGORA O QUE EU FAÇO?
A melhor saída é transferir todos os arquivos que você considera importante para um pendrive ou HD externo e levar seu notebook para uma assistência. Se o preço do conserto for alto, é melhor pensar em comprar um novo.
2. Falha na inicialização
Se segura que essa é forte: se quando você liga o seu notebook ele demora ou não inicia, é melhor começar a ver um novo. Esse problema geralmente aparece quando o Windows reinicia sozinho ou não carrega totalmente, o que significa que o sistema operacional está corrompido.
3. Falhas de hardware
Se você pensa que só o sistema operacional pode comprometer o seu notebook, fique atento: a principal diferença entre um notebook e um computador de mesa, é que o notebook tem tudo “em uma peça só”. Dessa maneira, quando uma das partes começa a falhar, consequentemente interfere nas outras, causando problemas muito maiores. Então você já sabe: caso a entrada USB pare de funcionar ou começarem a aparecer “linhas” na tela é sinal que algo está errado.
4. Superaquecimento
Depois de algum tempo de uso é natural que o notebook comece a aquecer mais do que o comum. Se você é do time que ignora esse sinal e continua usando normalmente, temos uma notícia: apenas pare. É possível que o superaquecimento do seu notebook seja porque o ventilador (pasme! Existe um mini ventilador dentro do seu computador!) esteja estragado. Trocar essa peça não custa caro, porém, se você “deixar pra lá” ela pode estragar outros componentes, fazendo com que valha mais a pena comprar um notebook novo.